Sabemos que até a década de 1920, as mulheres usavam espartilhos para definir a cintura e ele deveria ser tão bem apertado pelas camareiras que algumas mulheres chegavam a desmaiar por não conseguirem respirar… tudo isso para terem uma definição impecável da cintura. Hoje, podemos modelar o nosso corpo com a ajuda dos cintos, criando ilusões de ótica, Além disso eles servem para manter a calça no lugar e, principalmente, para enfeitar.
Marcar a cintura no meio do corpo é ótimo pra criar ilusão de curvas em corpos retos, retangulares; quem tem perna mais curta e tronco longo também pode marcar a cintura no lugar ou deslocar o cinto um pouquinho mais pra cima. Quem tem seio maior e ombro mais largo pode usar sem medo de ser feliz o cinto mais para baixo.
Uma das melhores opções é usar com vestidinhos, acompanhando o corte do modelo escolhido: vale com modelagens amplas, com cortes na cintura ou com cortes baixos. Esta forma de usar é uma das grandes apostas para o próximo verão.
Com a saia funciona do mesmo jeito que o vestido. O cinto marca a cintura e ainda dá uma finalização no cós da saia.
Com saias lisas e cintos coloque uma blusa mais fashion e chamativa para dar mais destaque.
Com a saia estampada coloque uma blusinha básica.
Usar o cinto – pode ser qualquer modelo e estilo, isso não vai interferir no resultado – para fechar blazers, ou cardigãs, sempre ajustado na altura correta, afina a silhueta e dá um toque refinado ao look.
Confira mais algumas dicas para você usar da melhor maneira o cinto:
1. Quem tem quadril largo e quer disfarçar, use na cintura ou um pouco mais acima, logo abaixo do busto.
2. Para quem é magrinha e quer parecer mais “violão”, use cinto no cós da calça.
3. Cuidado ao usar cintos muito largos, eles “cortam” o tronco, por isso prefira os médios ou mais fininhos.
4. Para quem é alta vale usar o cinto mais baixo, meio que na altura do ossinho do quadril.